A LENDA DA VELHA BARRAGEIRA, DO HOTEL TROPICAL, EM MANAUS

Manaus é a capital do estado do Amazonas. A cidade é considerada o principal centro financeiro da região Norte do Brasil. Segundo o IBGE (2019), o município de Manaus é a cidade mais populosa do Amazonas, contando aproximadamente 2.300.000 habitantes. Porém, o que poucos sabem é que Manaus também tem suas lendas urbanas. Hoje, iremos conhecer a lenda da Velha Barrageira de Manaus. 


Conta-se que, há muito tempo atrás, às margens do Rio Negro, haviam moradores muito humildes que teriam sido obrigados a se mudarem para outra região por causa do desenvolvimento econômico da cidade. Provavelmente, isso teria acontecido na primeira metade da década de 1970. Um hotel seria construído às margens do Rio Negro e ganharia o nome de Hotel Tropical. 

A história nos mostra que o Hotel Tropical fora inaugurado no ano de 1976, tronando-se rapidamente uma referência para o turismo. Vários famosos já se hospedaram neste hotel, por exemplo, o príncipe Charles, a princesa Diana, Pelé, Luís Inácio "Lula" da Silva, Bill Clinton e Bill Gates. 

Entretanto, segundo a lenda urbana, a velha barrageira não considerar a fama como impedimento para não aterrorizar o hotel. 

Para entender melhor a suposta origem dessa lenda, voltemos agora para o início da década de 1970, momento no qual tomou-se a decisão de construir no empreendimento hoteleiro. 

A comunidade pobre que vivia no local, como já ressaltamos, foram obrigados a encontrarem outro lugar para morar, pois houve uma desapropriação na região. No entanto, uma idosa teria se recusado a sair alegando que não tinha para onde ir. 



Por causa dessa desavença, a senhora teria falecido. Algo que chama bastante atenção neste ponto da história é o fato da causa da morte da idosa não ser muito clara. Talvez, ela tivesse tido a sua vida abreviada pelos interessados na construção do hotel. Talvez, a velhinha tivesse partido para o além de causas naturais, numa infeliz coincidência. O fato é: sua morte permanece um mistério até hoje!

Após este incidente, o hotel foi inaugurado. Mas, vários funcionários de hospedes começaram a relatar que estavam vendo uma velha misteriosa andando pelos corredores. Esta assombração seria a responsável por diversos sustos, causando pânico nos desavisados que dão de cara com ela. 

Uma outra versão dessa lenda diz que a velhinha, às vezes, costuma aparecer em forma de uma moça muito bonita que, por sua vez, é frequentemente confundida com uma hóspede do hotel. 

Aparentemente, várias pessoas que não se conhecem e nunca teria se falado, afirmaram ter visto a assombração no interior do Hotel Tropical. Segundo contam, a velha barrageira também apaga e acende luzes, abre torneiras e faz barulhos sem que ninguém possa explicar tais fenômenos sem considerar a existência de um espírito zombeteiro.

Apesar do medo e dos sustos que a Velha Barrageira provoca, há quem diga que ela não é do mal. Mas, quem confia?

Comentários